quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gastronomia Russa

Como prometico, falemos agora sobre a gastronomia russa.
sopa bortsch russa: caldo de beterraba, creme azedo e pimenta-do-reino
A Rússia, pais de dimensões intercontinentais, carrega em sua culinária características orientais e ocidentais. Conhecido pela carne de caça, como patos, faisões, galinholas, javalis e até ursos, também possui riquezas em variedades de peixes, como esturjões, salmões, trutas e carpas.
      Possuidores de extensa área agrícola, produtos como centeio, trigo, cevada, aveia e milho são de grande importância para a confecção de alimentos básicos para a dieta dos russos, como pães, panquecas, cereais, kvas, uma bebida alcoolica fermentada muito suave, cerveja, e vodka.
      Muitos produtos da culinária russa são retirados dos bosques, existindo em grande quantidade. São obtidos deles cogumelos, avelãs, airelas; que são frutos de um arbusto; framboesas brancas, e kliúkva; planta rasteira dos pântanos de turfa.
      A salga e a defumação são largamente utilizadas em carnes, peixes e repolho, sendo este ultimo um legume muito popular entrando em diversas preparações, como a chtchok, uma sopa tradicional. Os russos são grandes apreciadores de sopas, constituindo, muitas vezes o prato único de uma refeição.
      A Rússia é uma dos países tradicionais do caviar. Sendo composto de ovas de esturjão, peixe que vive no mar Cáspio. Existem em três tipos: o Beluga, grande ovas de cor cinza escura, sendo muito raros e caros; o Ossetras, ovas douradas e sabor frutado; e o Sevruga, o mais comum e de sabor que lembra avelãs. Há também o caviar prensado, que é a mistura de Servuga e Beluga, é de qualidade inferior e sabor forte.
      Um dos pilares da culinária russa é a raiz de beterraba, ela colore os bortsch, uma sopa tradicional, e as saladas salpicadas com salsichas. Também pode ser misturada com raiz-forte, constituindo um condimento original. As folhas também são consumidas, geralmente em sopas.
      Entre os alimentos mais influentes na cozinha russa, encontra-se a batata. Embora tenha chegado tardiamente à mesa dos russos, este vegetal produziu uma autêntica revolução nas tradições da mesa deste país.
Vodka Russa Stolichaya
      Frutos dos bosques, na Rússia podem ser encontrados grande quantidade de cogumelos de diversos gêneros. Utilizados secos, entram no preparo de fricassês, molhos e gratinados. Constitui também um prato tradicional da região de Moscou, conhecido como “caviar de cogumelo”. Os principais cogumelos são: o Cépes, encontrado na Rússia em inúmeras variedades, sendo encontrado no Brasil somente seco e de procedência chilena ou italiana; e o Girolles, similar ao chaterelles, de cor alaranjada e poupa muito refinada, combinado com omeletes e carne de caça.
      A bebida mais tradicional, a vodka, é produzida a partir da destilação de cereais, como centeio, cevada, trigo, ou batata. Ao natural possui um sabor muito suave, por isso é geralmente aromatizada. Assim surgirão a Zubrovka, composta com “erva de bisão”, com sabor semelhante a baunilha; a Pertzovka, aromatizada com pimenta-vermelha; e a Stolichnaya, levemente adocicada . Apesar de sua leveza ao paladar, a vodka é um bebida de elevado teor alcoólico e geralmente degustada gelada.
Kulich e Paskha: sobremesa tradicionais russas
 típicas da Pascoa 
      A principal festividade russa é a pasço, para a tal os principais pratos são sobremesas: o Kulich, um bolo comprido, em forma de torre, similar ao panetone, feito com fermento de pão, passas e frutas cristalizadas, açafrão, cardamomo e baunilha com cobertura de glacê, geralmente comido com ovo cozido; e a Paskha, um doce feito de queijo fresco, creme de leite fresco, manteiga, açúcar, passas, frutas cristalizadas, nozes e amêndoas, servidas de forma piramidal. Na decoração com frutas cristalizadas escrevem-se as letras X e R, que são as iniciais em russo de “Cristo Ressuscitou”.



Esse texto faz parte de um trabalho cadamico realizado pelos alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário São Camilo. Infelizmente esses são dados obtidos exclusivamente em pesquisas bibliográfica
mas me esforçarei para para publicar mais artigos com pesquisas de campo, podendo imprimir melhor um realismo, crítica, alem de relacionar melhor os resultados com nossa realidade.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Apresentações.

Primeiro dia. Primeira postagens.
Venho a escrever este blog com o objetivo de apresentar minhas experienciar gastronomicas. Aqui vamoa compatilhar receitas, criticas, e tudo relacionado aos prazeres da boa mesa.
Sem mais delongas, espero interação dos visitantes, criticas, sugestões e debates são muito bem vidos.
Na proxima, começarei a abordar o tema "Cozinha Cultural", iniciando por Russia.