sábado, 26 de novembro de 2011

Diabete nesse Blog

Os níveis de glicose desse blog andam alto, aqui só tem doce. A confeitaria é a minha paixão, mas para os amigos que talvez não sejam tão formigas assim fiz um bolo salgado, excelente por sinal.
Enjoy

Bolo Salgado de Frio


E bem molhadinho por conta das gordura do frio
Primeiramente rale cerca de 350 g de frios de sua preferência, eu utilizei mussarela e mortadela e frite uma 50 g de bacon com cebola e alho a gosto (coloquei um punhado de sálvia também). Em um recipiente a parte misturei 1 colher de sopa de tempero(alho e sal, essa quantidade pode variar conforme seu paladar e a marca de tempero) com 3/4 de xícara de chá de porco derretida e 3 ovos ate que tudo de homogienize, após acrescente 2 xícaras de farinha de trigo e 1 de amido de milho aos pouco e acrescente agua morna o quanto necessário ate atingir a consistencia de massa de bolo como conhecemos. Por fim acrescente os frio, os bacon com o tempero e os sucos que desprenderam durante a fritura, e 1 colher de sopa de fermento químico em pó. Despeje em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio pré aquecido ate dourar.
Fica fofo e extremamente leve devido a substituição de
1 xícara de trigo por 1 de amido de milho
É como eu sempre digo, o melhor da cozinha é criar e reinventar segundo seus gostos, eu não gosto de presunto, prefiro mortadela, acho que umas linguiças defumadas também cairiam muito bem ...


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Shortbread


Apesar do nome em inglês essa é uma iguaria bem comum na França, é uma delicia fácil, rápida e perfeita para acompanhar um café, um chá, pode  ser feita com  saborisantes e aromatisantes e acompanhada com geleias, sorvetes, cremes ou chantili (só tome cuidado para não carregar no sabor dos acompanhamentos, pois os sabor do shortbread já é bem doce).

Shortbread ou Amanteigados: Primeiramente misture partes iguais em peso de manteiga e açúcar (no caso utilizei margarina, se for a utilizar tambem, se atente para a porcentagem de gordura da marca, sugiro que utilizem margarinas com no mínimo 60% de gordura, lembrando que a mateiga  fica entre 70% e 80%) até a formação de uma massa cremosa, macia e clara, após acrescente uma parte de farinha de trigo e saborise ou aromatise conforme suas preferencias (acrescente castanhas ou qualquer outra oleaginosa de sua preferência, canela, baunilha, gotas de chocolate. No caso utilizei confeitos de chocolate esféricos). Asse em forno medio até dourar.
No forno, depois de um tempo, podem sugir bolha, mas elas desaparecem.

Dica: não deenforme nem corte quente, pois eles podem quebrar
e os pedaços podem grudar se colocardo uns sobre o outros.
Espere esfriar.
Não sei porque é conhecido por biscoito, pois sua textura fica entre a um bolo e uma torta doce, seu rendimento é bem pequeno, mas o sabor vale a pena, é tambem bem pesado e bem gorduroso, por isso sirva-o em pratos com garfo ou com gardanapo ou seus dedos ficaram bem molhados.   

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Risoto mais Acessivel

Havia visto em alguns programas de culinária receitas de "risotos de arroz agulinhas", podemos dizer que é um falso risoto, mas ainda sim resolvi dar uma chance para essa ideia , já que o arroz arbóreo não é nada barato. Então juntando as receitas que vi com as minhas próprias idéias criei a minha versão de risoto.

Risoto de Frango com Arroz Agulinha 
Em uma panela junte alho e cebolas picadas, e frango cortado em iscas, como as iscas de peixe, e o necessario de oleo, ascenda o fogo e sele o frango, em seguida adicione o arroz agulinha, tempere com loro, salvia, sal (não se esqueça que ao final ainda se adicionará queijo e manteiga) e pó para caldo de frango, despeje uma lata de extrato de tomate, adicione agua fria ou quente até que cubra dois dedos dos ingrediente, mexa bem, tampe e cozinhe em fogo baixo até secar á agua, se depois o grão ainda ficar duro adicione uma pouco mais de água. Em seguida prepara um pouco de caldo de frando. No arroz adicione manteiga, queijo (o idea é o parmesão, mas usei mussarela) e o caldo aos poucos e sempre misturando até que o arroz fique cremoso, com o aspecto de risoto como conhecemos. Sirva rápido.





Confesso que peguei essa imagen na Internet.
Esqueci de firar uma foto, mas garanto que ficou muito parecido

Quando fiz o risoto era domingo, utilisei os ingredientes que tinhas em mão e não me atentei muito para as quantidades, fiz segundo meus instintos, a pratica na cozinha e as preferencias da minha familia. Fique a vontade para variar os temperos, substituir a mussarela por outro queijo, ou colocar vários, o risoto é uma preparação bem versatio, simples e ainda sim muito elegante. Somente atente para se quiser fazer de frutos do mar, sugiro que os cozinhe separado e adicione somente após a finalização do risoto, pois se o cozinha-lo junto com o arroz ele pode ficar "borrachudo".
Espero que cutam ...